
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
As 10 melhores séries da década

Os 10 melhores filmes da década

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Um curta por um contrato milionário

Com apenas 300 dólares e muita criatividade, o diretor uruguaio Federico Álvarez produziu e dirigiu o curta Ataque de Pânico. O vídeo está no You Tube para quem quiser ver. Mais de 1 milhão de internautas já o assistiram.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Dívida de Gratidão

A questão é que no time do Grêmio atuam profissionais respeitados do futebol nacional. Eles não pretendem se “queimar” perante o resto do país por causa de uma rivalidade entre clubes. Tem também atletas que anseiam se firmar no grupo principal e que pretendem dar o seu melhor dentro de campo.
Então, por que não crer num resultado bacana do Grêmio no Maracanã? O Goiás foi até lá a algumas rodadas atrás e segurou o empate em 0 a 0. Naquela partida, a pressão era tamanha sobre a equipe carioca que o grande volume de jogo apresentado não resultou em nenhum gol. O Flamengo é o rei de chegar favorito numa partida em seu próprio estádio e sair humilhado, arrasado. Lembre-se do América, do México, que eliminou o Flamengo na Libertadores de 2008 após uma goleada de 3 a 0 no Rio. Tem também uma derrota pelo mesmo placar ano passado contra o Atlético-MG, um resultado que tirou o Mengão da vaga para a Libertadores de 2009. Exemplos históricos não faltam.
Fora de casa, nesse campeonato, o Grêmio tem uma campanha pífia. Mas, com o interino Marcelo Rospide o Grêmio não perdeu nenhuma. Portanto, um empate não seria coisa de outro mundo.
Assim sendo, bastaria uma vitória do Internacional sobre o virtualmente rebaixado Santo André em pleno estádio Beira-Rio para que o Colorado seja campeão nacional após 30 anos de amargura.
Mas qual seria o tamanho dívida do Inter para com o seu eterno rival, o Grêmio? Eu diria incalculável. Mas a direção colorada mostra que sabe a resposta. A decisão de usar o seu time B no início do Gaúchão de 2010 dá indícios de que este torneio já tem dono: o Grêmio. Inclusive permitirá que o Tricolor vença os Gre-Nais, como forma de se desculpar da série de vitórias de 2009.
Para mim, um só Gaúchão é muito pouco para ser usado como moeda de gratidão. E como eu sei que o Inter, a princípio, não facilitará para que o Grêmio conquiste o Brasileirão do ano que vem – e nem os seguintes – nada mais justo que entregar as próximas, digamos, 10 edições do torneio regional para o Tricolor. E, mesmo assim, a dívida não estaria sacramentada.
Nunca estaria.
VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O GRÊMIO "DAR" O TÍTULO BRASILEIRO PARA O INTER?
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
O que esperar do Gre-Nal n°378


sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Subtrai-se mais um atacante

terça-feira, 15 de setembro de 2009
A decadência dos times após a Libertadores

.jpg)


quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Corumbiara

Na edição deste ano do Festival de Cinema de Gramado um dos filmes concorrentes me chamou profundamente a atenção. O filme se chama Corumbiara e antes dele começar, houve a premiação do homenageado Walter Lima Jr e na sequência uma introdução do que estava por vir feita pelo diretor Vicent Carelli e do seu colega e indigenista Marcelo Santos. Ambos falaram da importância desse documentário para a sociedade brasileira como um todo, já que fala dos índios que foram massacrados e ninguém foi culpado pela Justiça. Eles alertam que esse filme servirá para que o ocorrido não caia de vez no esquecimento da população.

Fiquei duplamente surpreendido na hora que se iniciou o filme. Primeiro porque estava de frente para um documentário que é um dos concorrentes a Melhor Filme do Festival de Gramado! E, como se sabe, não se dá muito valor aos documentários no Brasil. Segundo porque vi muitas pessoas se retirando do cinema. Inclusive, pude observar que o cineasta homenageado da noite, Walter Lima Jr, também estava indo embora. Assim como o crítico de cinema da RBS Roger Lerina.
Trata-se de uma produção independente do diretor Vincent Carelli. Portanto, não houve nem atores nem preocupação maior com detalhes técnicos como o áudio, por exemplo. Houve momentos em que o som falhou, mas isso não se tornou um problema, já que a edição das imagens feita por Mari Corrêa foi extraordinária, tendo em vista que a película vem sendo feita há 20 anos.
Os personagens do vídeo são indivíduos reais, que não escondem absolutamente nada das lentes do diretor. O que se deve ser observado na película é a importância dela para que não seja esquecida a história do massacre de Corumbiara, ocorrido em Rondônia nas décadas de 80 e 90.
Há um motivo para você não se lembrar desse ocorrido ou simplesmente não saber bulhufas do que estou falando. A razão para isso é que em 1985, o indigenista Marcelo Santos, denunciou um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO). Bárbaro demais, o caso passou por fantasia, e caiu no esquecimento da população brasileira. Na época do massacre, Vicent foi convidado por Marcelo a filmar o que restara das evidências. O que o filme mostra é exatamente a busca pelos sobreviventes do massacre. Isso durou muitos anos, já que apenas em meados dos anos 2000 a procura foi finalizada pelos pesquisadores.
Aniquilados por gananciosos fazendeiros que avançaram sobre suas terras de forma indiscriminada, os índios quase que foram totalmente extintos. Os nativos encontrados foram cruciais para que o governo “cedesse” uma parcela das terras dos fazendeiros para que eles pudessem viver em paz. Graças ao ímpeto de Marcelo e Vicent, os poucos que restaram farão com que sua tribo continue existindo e sua cultura possa ser passada para os seus descendentes.

Em breve este filme passará nos cinemas, apesar de ser documentário e estar longe de ser um “blockbuster”. E quando isso acontecer, vá assistir, pois agora não há mais motivo para não se interar do que aconteceu na cidade de Corumbiara (GO) em 1985 e nos anos seguintes. Deve ser ressaltado, ainda, que nenhum fazendeiro foi culpado das mortes dos índios, pois apenas os corpos deles não foram encontrados. Vestígios do massacre havia, e muitos. Portanto, até hoje esses criminosos continuam extraindo daquele solo as suas riquezas. E bem perto deles estão os sobreviventes que, claro, têm medo do homem branco.
Em tempo:
Assisti ao filme numa quarta-feira à noite e escrevi esse texto quinta-feira à tarde. Fiquei muito contente em saber que na cerimônia de premiação de sábado o filme Corumbiara recebeu nada mais, nada menos do que cinco Kikitos. Sendo eles de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Filme do Júri de Estudantes de Cinema.
Os poucos filmes a que assisti além de Corumbiara não me chamaram a atenção. Tampouco, para escrever algo aqui no Pitaco da Vez. Por isso, foi justa a premiação de Filme (3) e Diretor, assim como a de montagem, que foi feita pela excelente Mari Corrêa.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Por um Grêmio mais ousado


terça-feira, 23 de junho de 2009
A Situação do Campeonato Argentino


sábado, 20 de junho de 2009
Wanda Nara é co-apresentadora de programa televisivo
Acabo de chegar a Buenos Aires. Uma das primeiras coisas que faço quando chego ao quarto do hotel é ligar a televisão e zapear pelos canais. Um desses canais foi o El Trece, e o programa que estava passando era o El Show, que desde a semana passada vem tendo a mulher do jogador Maxi López, do Grêmio, como co-apresentadora, ao lado do José María Listorti.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
As semi-finais dos sonhos


sexta-feira, 12 de junho de 2009
Rafael Carioca e sua situação na Rússia

quarta-feira, 10 de junho de 2009
O que esperar do Felipão no Bunyodkor

Antes de acertar com o Bunyodkor, da Ucrânia, Felipão recebeu diversas propostas de outros clubes e seleções nacionais. Inclusive, a própria Seleção Ucraniana o queria para o comando da equipe. Porém, o acerto com o clube do meia brasileiro Rivaldo foi a opção tomada pelo treinador gaúcho.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Maxi espera jogar contra o Barcelona

O argentino Maxi López, autor de 4 gols na Libertadores pelo Grêmio, disse ao jornal argentino Olé: "Me encantaría enfrentarlos. Sería un partido muy bonito. El Barsa es un buen equipo y el Gremio, poco a poco, va mejorando. El camino es largo".
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Agora, as quartas-de-final

A vingança não será esquecida

O Defensor, do Uruguai, conseguiu na noite de quinta-feira algo que poucos clubes do mundo já ousaram fazer: eliminar o Boca Juniors (time titular) em plena Bombonera. Para os "hermanos", esse fato pode ser chamado de "Bombonerazzo", em alusão a conquista do Mundial de 1950 pela Seleção Uruguaia em cima do Brasil, em pleno Maracanã.

quinta-feira, 21 de maio de 2009
Um brinde à qualidade

Goleiros
Julio César (Internazionale)
Gomes (Tottenham)
Victor (Grêmio)
Laterais
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
Kleber (Internacional)
André Santos (Corinthians)
Zagueiros
Alex (Chelsea)
Juan (Roma)
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)
Meio-campistas
Anderson (Manchester United)
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Ramires (Cruzeiro)
Elano (Manchester City)
Felipe Melo (Fiorentina)
Júlio Baptista (Roma)
Kaká (Milan)
Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Luís Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Internacional)
Colorado joga "apenas" o bastante para vencer


quarta-feira, 20 de maio de 2009
Pré-convocação da Seleção Brasileira

terça-feira, 19 de maio de 2009
Os melhores em campo


sexta-feira, 8 de maio de 2009
Um Brasileirão para entrar na história

Terá início nesse sábado, às 18:30, o melhor Campeonato Brasileiro de pontos corridos de todos que já houve. Enquanto nos anos anteriores o campeonato foi equilibrado por baixo, com um nível técnico médio entre os times muito precário, nessa temporada desde o início do torneio veremos uma divisão entre aqueles que lutarão contra o rebaixamento e os que irão disputar algo maior.
- Inernacional
- São Paulo
- Corinthians
- Cruzeiro
- Grêmio
- Palmeiras
- Santos
- Fluminense
- Atlético-PR
- Flamengo
- Sport
- Botafogo
- Coritiba
- Goiás
- Atlético-MG
- Avaí
- Náutico
- Barueri
- Vitória
- Santo André
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Enfim, as oitavas-de-final

Outra fase, outro esquema


