Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Agora, as quartas-de-final

O jogo entre Boca e Defensor fechou a fase de oitavas-de-final da Libertadores. Foi necessário uma semana a mais de espera porque os uruguaios do Defensor não tinham estádio na semana em que foram disputadas as demais partidas de ida dessa fase. 

A Conmebol achou mais fácil adiar tudo em sete dias, ou seja, a final, que estava marcada para o dia 8 de julho, passa a ser realizada no dia 15. Por causa disso, a direção do Grêmio resolveu agilizar ainda mais a negociação do contrato do jogador Souza, que terminaria no dia 10 de julho. 

Problemas políticos à parte, começa na semana que vem os jogos decisivos das quartas-de-final. Como sempre, irei dar meus palpites sobre quem passará adiante e quem ficará pelo caminho. Na última vez que me atrevi a fazer isso, tive um aproveitamento de 75% de acertos - errei ao colocar o Boca e o Deportivo Cuenca como favoritos a passar de fase.

O Caracas, da Venezuela, já foi longe de mais na competição continental e deverá ser eliminado pelo Grêmio. Eles repetirão a histórica camanha de 2007, quando cairam exatamente na fase de quartas-de-final contra o Santos - que depois viria a ser eliminado pelo Tricolor Gaúcho. Porém, não será uma tarefa fácil aos gremistas. O time venezuelano tem bons jogadores, como o atacante Renteria (não é aquele que passou pelo Inter) e o zagueiro Rey, da Seleção do país de Hugo Chávez. Esse jogador, inclusive, tem como uma de suas qualidade as cobranças de falta, tanto de muito longe quanto de bem perto da grande área. O Gremio, por sua vez, terá o desfalque severo do goleiro Victor no jogo do Olímpico. Em compensação, ele terá a chance de "fechar o gol" fora de casa e ajudar a deixar a classificação já assegurada nas mãos de seu reserva imediato: Marcelo Grohe. Dá Grêmio na fase seguinte, sem dúvida alguma.

São Paulo e Cruzeiro farão a partida mais empolgante dessa fase da Libertadores. De um lado, os mineiros sem o seu jogador mais decisivo: o Ramires; de outro, os paulistas sem o líder e excelente goleiro Rogério Ceni - faz tempo que ele se machucou, mas o São Paulo ainda sente a ausência dele. Nesse confronto entre brasileiros irá prevalecer aquele time que tiver os jogadores mais experientes, acostumados a decisões. Nesse ponto, dá o São Paulo dos experientes Miranda, Hernanes, Jorge Wagner e Washington. Por outro lado, existe a juventude e a velocidade dos jogadores do Cruzeiro, fabulosamente treinados por Adílson Batista. Acredito que a "estrela" do Washington irá sacramentar essa decisão.  Portanto, o São Paulo irá para as semi-finais.

Assim como o Caracas, o Defensor, do Uruguai, não deverá ter em seu histórico uma semi-final de Libertadores da América. O Estudiantes, da Argentina, deverá passar pelos uruguaios, que só conseguiram passar pelo Boca graças ao "salto alto" dos boquenses e das grandes defesas do goleiro Martin Silva. Por isso, Verón levará o seu time novamente nas costas a mais uma semi-final de Libertadores da América. Entretanto, há de se ter atenção ao ótimo Diego De Souza, do Defensor. Ele é o homem das bolas paradas e também o criador de jogadas. Enfim, o peso da camisa, os jogadores mais experientes e a torcida apaixonada do Estudiantes encerrarão o sonho dos uruguaios de ter dois times de seu país juntos numa mesma semi-final, o que colocaria obviamente um deles na grande final.

O Nacional, do Uruguai, montou uma ótima equipe para disputar a Libertadores desse ano. O setor ofensivo do time uruguaio funciona perfeitamente. Todos se movimentam bastante, dificultando a marcação adversária. É nesse ponto que o Palmeiras levará a pior. Será um confonto de muitos gols de cada time, mas o Nacional fará mais. O setor defensivo do Palmeiras a muito tempo tem se mostrado o "Tendão de Aquiles" da equipe paulista. O goleiro Marcos gritará bastante e liderará a sua equipe, como sempre, mas não será o suficiente para conseguir passar pelos catimbados uruguaios. Os palmeirenses ainda não pegaram o jeito de se jogar contra times de fora do Brasil. O Nacional, por sua vez, está acostumado com jogos decisivos de Libertadores e sabe catimbar na hora certa, o que deverá causar problemas ao time comandado por Vanderlei Luxemburgo. Depois de tantos anos a ver navios, o Uruguai terá, enfim, pelo menos um representante na semi-final.

A fase de semi-finais será formatada da seguinte maneira: Grêmio x São Paulo e Estudiantes x Nacional. 

Portanto, um total de 11 títulos da Libertadores estarão reunidos em dois sensacionais confrontos, ou seja, será a Copa Libertadores em seu mais alto nível de qualidade e rivalidade - como a muito tempo não se via.


DÊ SEU PITACO SOBRE AS QUARTAS-DE-FINAL DA LIBERTADORES.


Nenhum comentário: