Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Enfim, as oitavas-de-final


Chegou a melhor fase da Copa Santander Libertadores da América: o mata-mata. É nesse momento que nós vemos se um time tem a qualidade que se espera dele; ou que não se espera - surpreendendo-nos. De qualquer modo, podemos fazer previsões sobre quem passará e daqueles que ficarão pelo caminho. Essa não é uma tarefa simples, visto que numa partida de futebol tudo pode acontecer: lesões, desfalques, torcida apoiando, pressão da camisa, etc. Por isso, vou me dedicar apenas a previsão dos jogos das oitavas-de-final. 

O Grêmio deve passar pelo San Martin(PER). Arrisco a dizer que serão duas vitórias do Tricolor Gaúcho. O esquema deve ser o mesmo da fase de grupos, ou seja, será bastante ofensivo contra um time que deverá jogar na base dos contra-ataques, inclusive no Peru. 

A partida entre Caracas(VEN) e Deportivo Cuenca(EQU) será parelha, mas o time equatoriano deverá chegar às quartas-de-final. Os dois times fizeram mesma pontuação na fase de grupos, mas devido ao equilíbrio de seu grupo, o Caracas conseguiu ficar em primeiro lugar, garantindo o direito de jogar a segunda partida em casa. Porém, o fator local não deverá ser um fator preponderante nesse duelo. Afinal, o Dep. Cuenca jogou melhor na fase de grupos, quando teve pela frente o Boca como um verdadeiro teste de qualidade, e ganhou a partida nos seus domínios por 1 a 0.  Além disso, o artilheiro da competição é do Cuenca, o brasileiro Rodrigo Teixeira, com 6 gols.

O jogo entre São Paulo e Chivas(MEX) terá um ingrediente muito especial: a gripe suína. Um jogador do time mexicano, na partida contra o Everton pela última rodada da fase de grupos, tossiu e espirrou na cara de um adversário a fim de amedrontá-lo. As câmeras flagraram o acontecimento e deverá haver algum tipo de punição. De quaquer maneira, o time paulista deverá passar facilmente sobre o Chivas, pois esse nem jogará em seus domínios em razão da supracitada gripe suína. Há a possibilidade de o São Paulo jogar as duas partidas no Brasil, ou seja, deverá vencer ambas.

O Cruzeiro terá pela frente o Universitad(CHI), que foi adversário do Grêmio na fase de grupos. Será um páreo duro para a equipe mineira, mas deverá passar adiante na competição. Isso porque a equipe chilena, mesmo tendo alguns jogadores da seleção nacional, é muito fraca comparada com os brasileiros do Cruzeiro. Fora de casa eles se acovardam muito, lembrem-se do massacre gremista na primeira rodada da fase de grupos. Portanto, o time da Toca da Raposa poderá fazer um resultado elástico na partida de volta, independente do resultado obtido no Chile - afinal, com o apoio de sua torcida o Universidad pode até arrancar alguma vantagem, mas só.

Boca Juniors(ARG) e Defensor(URU) farão um confonto típico de Libertadores: argentinos X uruguaios. O xeneizes são favoritos a continuar na copa, mas o caminho será árduo. Os uruguaios do Defensor jogaram muito bem durante a fase de grupos, fazendo duelos equilibradíssimos contra os são-paulinos. O time desse ano é mais ofensivo do que aquele eliminado pelo Grêmio em 2007, que era extremamente defensivo. Portanto, se Riquelme e companhia estiverem a fim de jogar bola teremos um duelo bastante interessante para acompanhar. Boca passa adiante, pois além de ser muito melhor tecnicamente tem mais tradição e camisa que o Defensor.

Verón deverá levar o Estudiantes(ARG) a se classificar contra o Libertad(PAR). Não será nada fácil, é claro, mas os argentinos estão em ascendência técnica e psicológica na competição. Ao contrário dos paraguaios, que começaram muito bem na copa e acabaram decaindo muito. Além disso, a torcida do Estudiantes é tão fanática que além de apoiar seu time em casa, levando-o a uma vitória, deverá estar em bom número no Paraguai.

O Nacional(URU) não terá dificuldades para eliminar o San Luis(MEX). Mesmo conseguindo a proeza de se classificar após uma vitória fora de casa contra o Libertad, os mexicanos deverão ir embora mais cedo da competição. Isso porque o Nacional está com um dos melhores times de sua história recente, que é marcada pela crise econômica que assola o Uruguai a bastante tempo. O time uruguaio venceu com goleada os argentinos do River durante a fase de grupos e empatou com eles fora de casa, ajudando a eliminar um time que era considerado por muitos como candidatoa levantar a taça. A partir desse fato, o Nacional se transformou num dos reais candidatos ao título continental e por isso deverá patrolar os mexicanos.

O confonto brasileiro entre Sport e Palmeiras, infelizmente, acabará com o sonho da única equipe nordestina campeã nacional. Isso memos, o Palmeiras irá se classificar às quartas-de-final. Como todos sabem, o time comandado por Luxemburgo envolve muito dinheiro. Com seus jogadores financiados pela empresa Traffic, os palmeirense encontarão sérias dificuldades na Ilha do Retiro. E só. O time pernambucano chegou ao seu limite, ou seja, não irá melhorar no decorrer da competição. Ao contrário do Palmeiras, que ganhou uma moral imensa ao se classificar fora de casa contra o Colo-Colo, com torcida contra e desvantagem númerica. Vale para o Sport aproveitar bastante esses últimos instantes, pois esse time, mesmo não sendo grande coisa, entrará na história do clube rubro-negro. No Palestra Itália, o Palmeiras não tropeçará mais da mesma forma que tropeçou contra o Colo-Colo, durante a fase de grupos. Haverá um empate em Recife e vitória alvi-verde em São Paulo.


Portanto, a fase de quartas-de-final será a seguinte: Grêmio x Dep. Cuenca; São Paulo x Cruzeiro; Boca Júniors x Estudiantes; Nacional x Palmeiras. 

Note que dos oito que continuaram, apenas o Deportivo Cuenca nunca foi campeão da Libertadores.



DÊ SEU PITACO SOBRE AS OITAVAS-DE-FINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA.


 

Nenhum comentário: