Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Outra fase, outro esquema

Com a classificação em primeiro lugar geral da Copa Santander Libertadores 2009 assegurada, o Grêmio deve enfrentar adversários menos perigosos daqui para frente. Isso porque o confronto nas oitavas de final será contra a modestíssima equipe peruana do San Martin, que tem média de público pequena quando joga em seus domínios. Nas quartas de final, a situação continua favorável ao Tricolor. Depois, a equipe vencedora de Caracas, da Venezuela, e Deportivo Cuenca, do Equador, não levará grande perigo à defesa gremista. O confronto mais difícil será exatamente na fase seguinte, quando o time gaúcho terá pela frente São Paulo ou Cruzeiro. 

O atual esquema de jogo do Grêmio ruirá quando enfrentar um dos times brasileiros na semi-final. Afinal, o 3-5-2 atual( com 1 volante e dois meias) será uma presa fácil para times como Cruzeiro e São Paulo. Isso se deve ao fato de que atualmente tal esquema só é útil para enfrentar times mais fracos, pois faz com que o time chegue muito à frente - por vezes de forma "ousada" demais - e defende com menos qualidade atrás - o que não importa quando se enfrenta equipes do porte das que o Grêmio encontrou na fase de grupos. 

Pensando assim, a direção reforça exatamente meio de campo contratando o primeiro-volante Túlio. Esse jogador, nos tempos de Botafogo, mostrou muita qualidade de desarme, além de ser um líder dentro de campo. Inclusive, no time carioca, ele virou ídolo da torcida por causa de sua garra mostrada em partidas consideradas decisivas. Porém, muitas vezes cometia faltas violentas e acabava sendo expulso. Vamos esperar que ele controle esse seu problema disciplinar.

Há duas alternativas para encaixar o Túlio no time do Grêmio. Uma delas - a mais provável, visto que o Autuori pretende jogar com apenas dois zagueiros - é sacar o Rafael Marques e colocar o volante de 33 anos à frente dos zagueiros Léo e Réver, recuando os laterais e dando mais liberdade para Adílson e Tcheco sairem jogando. A outra possibilidade - bastante plausível para partidas fora de casa contra times mais dífíceis - é sacar o Ruy, que não é um exímio marcador, e usar o Souza como ala-direito. Dessa forma, Túlio e Adílson formariam a dupla de volantes e Tcheco armaria as jogadas( esquema parecido com o utilizado no Brasileirão de 2008). 

Sou mais a favor do primeiro esquema, pois o Souza atuaria mais adiantado, como vem rendendo muito bem nos últimos jogos. De qualquer forma, aqui vai os dois exemplos anteriormente citados: 





DÊ UM PITACO SOBRE O TÚLIO E NA MINHA VIRTUAL ESCALAÇÃO.


Nenhum comentário: