Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dívida de Gratidão

Domingo, o Grêmio vai ao Rio de Janeiro disputar a última rodada do Campeonato Brasileiro com o que tem de melhor à disposição no momento. A direção gremista garante que todos aqueles atletas que estiverem em plenas condições de atuar (descansado, sem risco de lesão e motivado) estarão no Maracanã. O Flamengo, adversário do Tricolor e concorrente direto do Internacional ao título brasileiro, espera que o Grêmio “facilite” as coisas para ele. O Brasil todo espera isso, inclusive - e acima de tudo, a própria torcida gremista.

A questão é que no time do Grêmio atuam profissionais respeitados do futebol nacional. Eles não pretendem se “queimar” perante o resto do país por causa de uma rivalidade entre clubes. Tem também atletas que anseiam se firmar no grupo principal e que pretendem dar o seu melhor dentro de campo.

Então, por que não crer num resultado bacana do Grêmio no Maracanã? O Goiás foi até lá a algumas rodadas atrás e segurou o empate em 0 a 0. Naquela partida, a pressão era tamanha sobre a equipe carioca que o grande volume de jogo apresentado não resultou em nenhum gol. O Flamengo é o rei de chegar favorito numa partida em seu próprio estádio e sair humilhado, arrasado. Lembre-se do América, do México, que eliminou o Flamengo na Libertadores de 2008 após uma goleada de 3 a 0 no Rio. Tem também uma derrota pelo mesmo placar ano passado contra o Atlético-MG, um resultado que tirou o Mengão da vaga para a Libertadores de 2009. Exemplos históricos não faltam.

Fora de casa, nesse campeonato, o Grêmio tem uma campanha pífia. Mas, com o interino Marcelo Rospide o Grêmio não perdeu nenhuma. Portanto, um empate não seria coisa de outro mundo.

Assim sendo, bastaria uma vitória do Internacional sobre o virtualmente rebaixado Santo André em pleno estádio Beira-Rio para que o Colorado seja campeão nacional após 30 anos de amargura.

Mas qual seria o tamanho dívida do Inter para com o seu eterno rival, o Grêmio? Eu diria incalculável. Mas a direção colorada mostra que sabe a resposta. A decisão de usar o seu time B no início do Gaúchão de 2010 dá indícios de que este torneio já tem dono: o Grêmio. Inclusive permitirá que o Tricolor vença os Gre-Nais, como forma de se desculpar da série de vitórias de 2009.

Para mim, um só Gaúchão é muito pouco para ser usado como moeda de gratidão. E como eu sei que o Inter, a princípio, não facilitará para que o Grêmio conquiste o Brasileirão do ano que vem – e nem os seguintes – nada mais justo que entregar as próximas, digamos, 10 edições do torneio regional para o Tricolor. E, mesmo assim, a dívida não estaria sacramentada.

Nunca estaria.


VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O GRÊMIO "DAR" O TÍTULO BRASILEIRO PARA O INTER?



Nenhum comentário: