Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Maxi espera jogar contra o Barcelona


O argentino Maxi López, autor de 4 gols na Libertadores pelo Grêmio, disse ao jornal argentino Olé: 
"Me encantaría enfrentarlos. Sería un partido muy bonito. El Barsa es un buen equipo y el Gremio, poco a poco, va mejorando. El camino es largo".

A partida ocorreria em dezembro, numa possível final do Mundial de Clubes da Fifa. Mas antes disso, o Grêmio precisa ganhar a Copa Libertadores da América e o Barcelona necessita vencer o Manchester hoje na final da Liga dos Campeões da Europa. 

Sobre a final européia, que ocorrerá no Estádio Olímpico de Roma, ele disse: "Será un partido igualado entre dos estilos bien diferentes. El fútbol inglés, que es el que ha reinado en Europa en los últimos años, y el del Barsa, que representa un fútbol más elaborado y de toque".

A identificação do argentino com o Barcelona tem explicação. Ele atuou pelo time espanhol em 2006 e sagrou-se campeão da Liga dos Campeões. Mesmo não sendo titular, marcou um gol nessa competição - um gol importantíssimo contra o Chelsea. 

Maxi não teve oportunidade de participar do Mundial de Clubes daquele ano, pois havia sido negociado com o Mallorca. Por isso, Maxi López pretende chegar com o Grêmio à conquista da maior competição de clubes do mundo.


O QUE VOCÊ ACHOU DO DESEJO DO MAXI LÓPEZ DE JOGAR CONTRA O BARÇA NO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA?


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Agora, as quartas-de-final

O jogo entre Boca e Defensor fechou a fase de oitavas-de-final da Libertadores. Foi necessário uma semana a mais de espera porque os uruguaios do Defensor não tinham estádio na semana em que foram disputadas as demais partidas de ida dessa fase. 

A Conmebol achou mais fácil adiar tudo em sete dias, ou seja, a final, que estava marcada para o dia 8 de julho, passa a ser realizada no dia 15. Por causa disso, a direção do Grêmio resolveu agilizar ainda mais a negociação do contrato do jogador Souza, que terminaria no dia 10 de julho. 

Problemas políticos à parte, começa na semana que vem os jogos decisivos das quartas-de-final. Como sempre, irei dar meus palpites sobre quem passará adiante e quem ficará pelo caminho. Na última vez que me atrevi a fazer isso, tive um aproveitamento de 75% de acertos - errei ao colocar o Boca e o Deportivo Cuenca como favoritos a passar de fase.

O Caracas, da Venezuela, já foi longe de mais na competição continental e deverá ser eliminado pelo Grêmio. Eles repetirão a histórica camanha de 2007, quando cairam exatamente na fase de quartas-de-final contra o Santos - que depois viria a ser eliminado pelo Tricolor Gaúcho. Porém, não será uma tarefa fácil aos gremistas. O time venezuelano tem bons jogadores, como o atacante Renteria (não é aquele que passou pelo Inter) e o zagueiro Rey, da Seleção do país de Hugo Chávez. Esse jogador, inclusive, tem como uma de suas qualidade as cobranças de falta, tanto de muito longe quanto de bem perto da grande área. O Gremio, por sua vez, terá o desfalque severo do goleiro Victor no jogo do Olímpico. Em compensação, ele terá a chance de "fechar o gol" fora de casa e ajudar a deixar a classificação já assegurada nas mãos de seu reserva imediato: Marcelo Grohe. Dá Grêmio na fase seguinte, sem dúvida alguma.

São Paulo e Cruzeiro farão a partida mais empolgante dessa fase da Libertadores. De um lado, os mineiros sem o seu jogador mais decisivo: o Ramires; de outro, os paulistas sem o líder e excelente goleiro Rogério Ceni - faz tempo que ele se machucou, mas o São Paulo ainda sente a ausência dele. Nesse confronto entre brasileiros irá prevalecer aquele time que tiver os jogadores mais experientes, acostumados a decisões. Nesse ponto, dá o São Paulo dos experientes Miranda, Hernanes, Jorge Wagner e Washington. Por outro lado, existe a juventude e a velocidade dos jogadores do Cruzeiro, fabulosamente treinados por Adílson Batista. Acredito que a "estrela" do Washington irá sacramentar essa decisão.  Portanto, o São Paulo irá para as semi-finais.

Assim como o Caracas, o Defensor, do Uruguai, não deverá ter em seu histórico uma semi-final de Libertadores da América. O Estudiantes, da Argentina, deverá passar pelos uruguaios, que só conseguiram passar pelo Boca graças ao "salto alto" dos boquenses e das grandes defesas do goleiro Martin Silva. Por isso, Verón levará o seu time novamente nas costas a mais uma semi-final de Libertadores da América. Entretanto, há de se ter atenção ao ótimo Diego De Souza, do Defensor. Ele é o homem das bolas paradas e também o criador de jogadas. Enfim, o peso da camisa, os jogadores mais experientes e a torcida apaixonada do Estudiantes encerrarão o sonho dos uruguaios de ter dois times de seu país juntos numa mesma semi-final, o que colocaria obviamente um deles na grande final.

O Nacional, do Uruguai, montou uma ótima equipe para disputar a Libertadores desse ano. O setor ofensivo do time uruguaio funciona perfeitamente. Todos se movimentam bastante, dificultando a marcação adversária. É nesse ponto que o Palmeiras levará a pior. Será um confonto de muitos gols de cada time, mas o Nacional fará mais. O setor defensivo do Palmeiras a muito tempo tem se mostrado o "Tendão de Aquiles" da equipe paulista. O goleiro Marcos gritará bastante e liderará a sua equipe, como sempre, mas não será o suficiente para conseguir passar pelos catimbados uruguaios. Os palmeirenses ainda não pegaram o jeito de se jogar contra times de fora do Brasil. O Nacional, por sua vez, está acostumado com jogos decisivos de Libertadores e sabe catimbar na hora certa, o que deverá causar problemas ao time comandado por Vanderlei Luxemburgo. Depois de tantos anos a ver navios, o Uruguai terá, enfim, pelo menos um representante na semi-final.

A fase de semi-finais será formatada da seguinte maneira: Grêmio x São Paulo e Estudiantes x Nacional. 

Portanto, um total de 11 títulos da Libertadores estarão reunidos em dois sensacionais confrontos, ou seja, será a Copa Libertadores em seu mais alto nível de qualidade e rivalidade - como a muito tempo não se via.


DÊ SEU PITACO SOBRE AS QUARTAS-DE-FINAL DA LIBERTADORES.


A vingança não será esquecida


O Defensor, do Uruguai, conseguiu na noite de quinta-feira algo que poucos clubes do mundo já ousaram fazer: eliminar o Boca Juniors (time titular) em plena Bombonera. Para os "hermanos", esse fato pode ser chamado de "Bombonerazzo", em alusão a conquista do Mundial de 1950 pela Seleção Uruguaia em cima do Brasil, em pleno Maracanã.

A primeira partida, no Uruguai terminou em 2 a 2. Com esse resultado o Boca poderia se classificar bastando não ser derrotado ou
 empatando o jogo em 0 a 0 ou 1 a 1. Porém, o brasileiro Diego De Souza, que atua no time uruguaio desde o início de sua carreira, em 2003, marcou o único gol da partida no final do primeiro tempo. O goleiro e capitão Martín Silva fez defesas sensacionais que asseguraram a vitória do seu time. 

Em relação ao Diego De Souza ( foto à direita), desde a Libertadores de 2007 ele vem jogando muito e se tornou o melhor jogador do Defensor. Seu estilo de jogo é muito parecido com um outro camisa 7 bem conhecido pelos gaúchos: o Diego Souza, hoje do Palmeiras. Algum time brasileiro deveria contratar o De Souza, antes que algum clube da Europa - ou até mesmo o elimindado Boca Juniors - o faça.

Para os pequenos torcedores do Defensor fica a alegria efêmera, pois sabem que o time não conseguirá ir tão mais longe do que já chegou. 

Para os torcedores do Boca Juniors fica a decepção e a amargura de ver o seu rival Estudiantes poder chegar a final. 

Para os Gremistas fica a lamentação por ter de esperar até o ano que vem para se vingar daquelas partidas na final da Libertadores de 2007.

Já para o Colorados fica o desespero, pois sabem que sem o Boca na final o Grêmio tem o caminho mais livre do que nunca para o Mundial.


O QUE VOCê ACOU DA ELIMINAÇÃO PREMATURA DO BOCA JUNIORS?


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Um brinde à qualidade


A convocação do goleiro Victor foi a confirmação desse jogador como um dos melhores goleiros da atualidade, pois vestir a "amarelinha" não é para qualquer um. O mesmo vale para as convocações de Nilmar, André Santos e Ramires (todos foram considerados como surpresas agradáveis na tarde de quinta-feira). Porém, Dunga insiste em chamar atletas que não merecem essa honra. 

Gilberto Silva é melhor que o Lucas? Lucas é muito mais jogador do que o veterano volante, que só sabe bater. Além disso, está num momento melhor do que o dele. Seu time ficou entre os melhores da Liga Inglesa e da Liga dos Campeões. 

Kléber ainda não está jogando o que se espera dele no Internacional. Por isso, quem deveria ser convocado é o Fábio Aurélio, colega do Lucas no Liverpool. Aurélio defende e ataca com qualidade. 

André Santos, do Corinthians, merecia desde o ano passado ser testado na lateral-esquerda da Seleção Brasileira.

O Ramires foi convocado como meia no lugar de Ronaldinho Gaúcho, pois é assim que ele joga no Cruzeiro. Essa foi uma boa escolha do Dunga. Ramires tem jogado muito bem desse jeito pelo time mineiro.

Gremistas, colorados, cruzeirenses e corinthianos estão furiosos com a convocação. Seus melhores jogadores ficarão junho inteiro de fora. A participação desses times em competições como Libertadores e Copa do Brasil ficará prejudicada enormemente. No caso da Libertadores, os times estarão desfalcados para o segundo jogo da quarta-de-final e da primeira partida da semi-final. 

A CBF deveria liberar esses jogadores após os jogos pelas Eliminiatórias. Afinal, a Copa das Confederações não vale quase nada. Dessa forma, seria prejucada apenas o segundo jogo da quarta-de-final.

A questão que fica é se vale mesmo a pena convocar jogadores que na Seleção serão "apenas" reservas, prejudicando assim a participação de times que estão representando o Brasil na América do Sul. 

A CBF, a meu ver, dá mais atenção aos anseios de sua Seleção do que dos clubes, que por sua vez deveriam ter um maior respaldo por parte da Confederação por serem eles os formadores dos atletas que colocarão as estrelas em cima do destintivo dela. 

A lista completa dos 23 jogadores convocados:

Goleiros 


Julio César (Internazionale)

Gomes (Tottenham)

Victor (Grêmio)

 

Laterais


Maicon (Internazionale)

Daniel Alves (Barcelona)

Kleber (Internacional)

André Santos (Corinthians)

 

Zagueiros


Alex (Chelsea)

Juan (Roma)

Lúcio (Bayern de Munique)

Luisão (Benfica)

 

Meio-campistas


Anderson (Manchester United)

Gilberto Silva (Panathinaikos)

Josué (Wolfsburg)

Ramires (Cruzeiro)

Elano (Manchester City) 
Felipe Melo (Fiorentina) 
Júlio Baptista (Roma) 
Kaká (Milan)

 

Atacantes


Alexandre Pato (Milan)

Luís Fabiano (Sevilla)

Nilmar (Internacional)

Robinho (Manchester City) 


O QUE VOCÊ ACHOU DA CONVOCAÇÃO DO DUNGA?


Colorado joga "apenas" o bastante para vencer


O Internacional, ontem, jogou o suficiente para fazer um gol. Depois, de forma inteligente, recuou de maneira que os contra-ataques pudessem achar um segundo gol. Porém, esse gol não apareceu do geito que se esperava.

O que ocorreu na verdade foi a melhora do Flamengo na partida, que culminou numa bela triangulação na qual Ibson lançou Kléberson, que passou para Émerson marcar o gol que empataria a partida e colocava o time carioca na semifinal contra o Coritiba. 

Então Tite resolveu arriscar e retirou o zagueiro-lateral Danilo para por em campo o atacante Alecsandro. Além dele, é claro, saiu o volante Sandro para a entrada do meia Andrezinho. Tudo isso aconteceu faltando menos de 15 minutos para terminar o jogo.

O reserva Andrezinho, que surgiu para o futebol no próprio Flamengo, surpreendeu a todos cobrando a falta - D'Alessandro custuma cobrá-las. Quem também não esperava por isso foi o goleiro Bruno, que nem saiu do lugar. A cobrança foi no meio do gol - dava para ele ir na bola - mas o chute saiu com muita força e velocidade. 

O Internacional que partiu para cima do Flamengo no final da partida e que fez o gol da classificação para a semifinal foi esse:


TITE RECUOU DEMAIS OU FEZ O CORRETO? DÊ UM PITACO SOBRE ESSE ASSUNTO.


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pré-convocação da Seleção Brasileira

Dunga anunciará amanhã à tarde os 23 convocados para disputar duas partidas pela Eliminiatória da Copa 2010 e a Copa das Confederações.

Vou listar os possíveis convocados. Acredito que nenhum jogador atuando no Brasil será chamado, por mais que estejam em ótima forma (como o goleiro Victor). Isso porque as equipes dos melhores atletas estão disputando o auge de suas respectivas competições, como por exemplo a Copa Libertadores e a Copa do Brasil. Em contrapartida, os times europeus estarão sem competições a serem disputadas nesse período. Portanto, os jogadores de fora do país só não jogarão se não quiserem ter as suas férias interrompidas.

GOLEIROS

Júlio César (Inter-ITA), Rubinho (Genoa-ITA), Diego Alves (Almería-ESP)

ZAGUEIROS

Lúcio (Bayern-ALE), Alex (Chelsea-ING), Naldo (Werder Bremen-ALE), Thiago Silva (Milan-ITA)

LATERAIS

Maicon (Inter-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Fábio Aurélio (Liverpool-ING), Marcelo (Real Madrid-ESP)

VOLANTES

Lucas (Liverpool-ING), Anderson (Manchester United-ING), Josué (Wolfsburg-ALE), Felipe Melo (Fiorentina-ITA)

MEIAS

Kaká (Milan-ITA), Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA), Júlio Baptista (Roma-ITA), Elano (Manchester City-ING)

ATACANTES

Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Robinho (Manchester City-ING), Pato (Milan-ITA), Grafite (Wolfsburg-ALE)


QUAL SERIA A "SUA LISTA" DE CONVOCADOS PARA A SELEÇÃO?


terça-feira, 19 de maio de 2009

Os melhores em campo

Paulo Autuori deverá implementar no Grêmio a médio e longo prazo um esquema de jogo que dê privilégio ao toque de bola, ou seja, a criação de jogadas - disse ele em sua primeira entrevista coletiva como treinador gremista. Portanto, o melhor a se fazer é colocar para jogar aqueles jogadores que têm mais técnica. Entretanto, para não perder em poder de marcação, a escolha mais correta a ser tomada é a de utilizar mais homens no meio de campo. 

Um esquema com um só atacante se mostra mais do que necessário no contexto atual. Sobretudo quando se olha para o plantel e vê que entre os quatro atacantes contratados para satisfazer a necessidade de gols só um tem mostrado qualidade: o argentino Máxi López. Alex Mineiro ainda pode surpreender-nos (é o que se espera dele), a ponto de até formar uma dupla de ataque com o argentino em determinado momento - talvez em jogos dentro de casa.

A meu ver, o melhor esquema de jogo para o Grêmio é o 4-2-3-1 (o mesmo utilizado pelo Mano Menezes em sua passagem pelo Tricolor e que utiliza no Corinthians atualmente). Infelizmente, é tarde demais para radicalizar tanto no esquema de jogo, visto que a Libertadores da América já está em andamento. Por isso, a mudança ocorrerá gradativamente.

Aqui vai um exemplo de 4-2-3-1 que poderá ser utilizado pelo Grêmio mais adiante com o Paulo Autuori. 



Douglas Costa e Souza poderão inverter de lado muitas vezes durante os jogos (a exemplo do que faz o Manchester United com Cristiano Ronaldo e Nani). Quando estes dois se lanças pelas pontas o esquema lembra e muito o glorioso 4-3-3 no qual o Tricolor se segrou campeão da Libertadores e do Mundial de 1983. 

Ruy está ali porque não há outra opção mesmo - a não ser improvisar o Léo ou até mesmo escalar o garoto Saimon na posição. Portanto, a contratação de um lateral-direito com poder de marcação se faz tão necessária quanto a mudança do esquema de jogo.

QUAL É O ESQUEMA DE JOGO IDEAL PARA O GRÊMIO? DÊ UM PITACO SOBRE ESSE ASSUNTO.


sexta-feira, 8 de maio de 2009

Um Brasileirão para entrar na história




Terá início nesse sábado, às 18:30, o melhor Campeonato Brasileiro de pontos corridos de todos que já houve. Enquanto nos anos anteriores o campeonato foi equilibrado por baixo, com um nível técnico médio entre os times muito precário, nessa temporada desde o início do torneio veremos uma divisão entre aqueles que lutarão contra o rebaixamento e os que irão disputar algo maior. 

Os clubes resolveram investir mais, e melhor, nesse ano. A contratação de jogadores que estavam atuando no exterior, como Ronaldo e Fred, por exemplo, foi bastante comum entre as equipes consideradas "grandes" do futebol nacional. Sem falar também na manutenção de jogadores como Hernanes, Ramires e Nilmar; que não receberam propostas significativas de clubes da europa - por causa da crise financeira mundial - e por isso continuarão aqui pelo menos até a temível janela de transferências de agosto.

Sei que é muito cedo para se falar sobre quem brigará pelo título, pela vaga às competições internacionais e também daqueles que tentarão apenas se manter na série A, mas farei aqui um humilde prognóstico sobre a posição em que cada clube terminará o primeiro turno. Afinal, como se sabe, entre a virada dos turnos há a janela de transferências que poderá modificar a "cara" do campeonato.

  1. Inernacional
  2. São Paulo
  3. Corinthians
  4. Cruzeiro
  5. Grêmio
  6. Palmeiras
  7. Santos
  8. Fluminense
  9. Atlético-PR
  10. Flamengo
  11. Sport
  12. Botafogo
  13. Coritiba
  14. Goiás
  15. Atlético-MG
  16. Avaí
  17. Náutico
  18. Barueri
  19. Vitória
  20. Santo André

No final do ano, porém, penso que o título ficará com o Internacional. Grêmio, São Paulo, Corinthians e Cruzeiro estarão na Libertadores da América de 2010 - supondo que um desses será o campeão da atual edição( penso que será o Grêmio). Nas Copa Sul-Americana já é mais difícil prever, pois até times que brigam para não cair podem "abocanhar" uma vaguinha, ou seja, está totalmente em aberto. Os rebaixados à Segundona são: Santo André, Barueri, Náutico e Avaí. Acredito que nenhum clube "grande" será rebaixado neste ano, ao contrário do que se passou nas edições anteriores.


DÊ SEU PITACO SOBRE QUEM SAIRÁ CAMPEÃO, QUEM ESTARÁ NA LIBERTADORES E QUEM SERÁ REBAIXADO.


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Enfim, as oitavas-de-final


Chegou a melhor fase da Copa Santander Libertadores da América: o mata-mata. É nesse momento que nós vemos se um time tem a qualidade que se espera dele; ou que não se espera - surpreendendo-nos. De qualquer modo, podemos fazer previsões sobre quem passará e daqueles que ficarão pelo caminho. Essa não é uma tarefa simples, visto que numa partida de futebol tudo pode acontecer: lesões, desfalques, torcida apoiando, pressão da camisa, etc. Por isso, vou me dedicar apenas a previsão dos jogos das oitavas-de-final. 

O Grêmio deve passar pelo San Martin(PER). Arrisco a dizer que serão duas vitórias do Tricolor Gaúcho. O esquema deve ser o mesmo da fase de grupos, ou seja, será bastante ofensivo contra um time que deverá jogar na base dos contra-ataques, inclusive no Peru. 

A partida entre Caracas(VEN) e Deportivo Cuenca(EQU) será parelha, mas o time equatoriano deverá chegar às quartas-de-final. Os dois times fizeram mesma pontuação na fase de grupos, mas devido ao equilíbrio de seu grupo, o Caracas conseguiu ficar em primeiro lugar, garantindo o direito de jogar a segunda partida em casa. Porém, o fator local não deverá ser um fator preponderante nesse duelo. Afinal, o Dep. Cuenca jogou melhor na fase de grupos, quando teve pela frente o Boca como um verdadeiro teste de qualidade, e ganhou a partida nos seus domínios por 1 a 0.  Além disso, o artilheiro da competição é do Cuenca, o brasileiro Rodrigo Teixeira, com 6 gols.

O jogo entre São Paulo e Chivas(MEX) terá um ingrediente muito especial: a gripe suína. Um jogador do time mexicano, na partida contra o Everton pela última rodada da fase de grupos, tossiu e espirrou na cara de um adversário a fim de amedrontá-lo. As câmeras flagraram o acontecimento e deverá haver algum tipo de punição. De quaquer maneira, o time paulista deverá passar facilmente sobre o Chivas, pois esse nem jogará em seus domínios em razão da supracitada gripe suína. Há a possibilidade de o São Paulo jogar as duas partidas no Brasil, ou seja, deverá vencer ambas.

O Cruzeiro terá pela frente o Universitad(CHI), que foi adversário do Grêmio na fase de grupos. Será um páreo duro para a equipe mineira, mas deverá passar adiante na competição. Isso porque a equipe chilena, mesmo tendo alguns jogadores da seleção nacional, é muito fraca comparada com os brasileiros do Cruzeiro. Fora de casa eles se acovardam muito, lembrem-se do massacre gremista na primeira rodada da fase de grupos. Portanto, o time da Toca da Raposa poderá fazer um resultado elástico na partida de volta, independente do resultado obtido no Chile - afinal, com o apoio de sua torcida o Universidad pode até arrancar alguma vantagem, mas só.

Boca Juniors(ARG) e Defensor(URU) farão um confonto típico de Libertadores: argentinos X uruguaios. O xeneizes são favoritos a continuar na copa, mas o caminho será árduo. Os uruguaios do Defensor jogaram muito bem durante a fase de grupos, fazendo duelos equilibradíssimos contra os são-paulinos. O time desse ano é mais ofensivo do que aquele eliminado pelo Grêmio em 2007, que era extremamente defensivo. Portanto, se Riquelme e companhia estiverem a fim de jogar bola teremos um duelo bastante interessante para acompanhar. Boca passa adiante, pois além de ser muito melhor tecnicamente tem mais tradição e camisa que o Defensor.

Verón deverá levar o Estudiantes(ARG) a se classificar contra o Libertad(PAR). Não será nada fácil, é claro, mas os argentinos estão em ascendência técnica e psicológica na competição. Ao contrário dos paraguaios, que começaram muito bem na copa e acabaram decaindo muito. Além disso, a torcida do Estudiantes é tão fanática que além de apoiar seu time em casa, levando-o a uma vitória, deverá estar em bom número no Paraguai.

O Nacional(URU) não terá dificuldades para eliminar o San Luis(MEX). Mesmo conseguindo a proeza de se classificar após uma vitória fora de casa contra o Libertad, os mexicanos deverão ir embora mais cedo da competição. Isso porque o Nacional está com um dos melhores times de sua história recente, que é marcada pela crise econômica que assola o Uruguai a bastante tempo. O time uruguaio venceu com goleada os argentinos do River durante a fase de grupos e empatou com eles fora de casa, ajudando a eliminar um time que era considerado por muitos como candidatoa levantar a taça. A partir desse fato, o Nacional se transformou num dos reais candidatos ao título continental e por isso deverá patrolar os mexicanos.

O confonto brasileiro entre Sport e Palmeiras, infelizmente, acabará com o sonho da única equipe nordestina campeã nacional. Isso memos, o Palmeiras irá se classificar às quartas-de-final. Como todos sabem, o time comandado por Luxemburgo envolve muito dinheiro. Com seus jogadores financiados pela empresa Traffic, os palmeirense encontarão sérias dificuldades na Ilha do Retiro. E só. O time pernambucano chegou ao seu limite, ou seja, não irá melhorar no decorrer da competição. Ao contrário do Palmeiras, que ganhou uma moral imensa ao se classificar fora de casa contra o Colo-Colo, com torcida contra e desvantagem númerica. Vale para o Sport aproveitar bastante esses últimos instantes, pois esse time, mesmo não sendo grande coisa, entrará na história do clube rubro-negro. No Palestra Itália, o Palmeiras não tropeçará mais da mesma forma que tropeçou contra o Colo-Colo, durante a fase de grupos. Haverá um empate em Recife e vitória alvi-verde em São Paulo.


Portanto, a fase de quartas-de-final será a seguinte: Grêmio x Dep. Cuenca; São Paulo x Cruzeiro; Boca Júniors x Estudiantes; Nacional x Palmeiras. 

Note que dos oito que continuaram, apenas o Deportivo Cuenca nunca foi campeão da Libertadores.



DÊ SEU PITACO SOBRE AS OITAVAS-DE-FINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA.


 

Outra fase, outro esquema

Com a classificação em primeiro lugar geral da Copa Santander Libertadores 2009 assegurada, o Grêmio deve enfrentar adversários menos perigosos daqui para frente. Isso porque o confronto nas oitavas de final será contra a modestíssima equipe peruana do San Martin, que tem média de público pequena quando joga em seus domínios. Nas quartas de final, a situação continua favorável ao Tricolor. Depois, a equipe vencedora de Caracas, da Venezuela, e Deportivo Cuenca, do Equador, não levará grande perigo à defesa gremista. O confronto mais difícil será exatamente na fase seguinte, quando o time gaúcho terá pela frente São Paulo ou Cruzeiro. 

O atual esquema de jogo do Grêmio ruirá quando enfrentar um dos times brasileiros na semi-final. Afinal, o 3-5-2 atual( com 1 volante e dois meias) será uma presa fácil para times como Cruzeiro e São Paulo. Isso se deve ao fato de que atualmente tal esquema só é útil para enfrentar times mais fracos, pois faz com que o time chegue muito à frente - por vezes de forma "ousada" demais - e defende com menos qualidade atrás - o que não importa quando se enfrenta equipes do porte das que o Grêmio encontrou na fase de grupos. 

Pensando assim, a direção reforça exatamente meio de campo contratando o primeiro-volante Túlio. Esse jogador, nos tempos de Botafogo, mostrou muita qualidade de desarme, além de ser um líder dentro de campo. Inclusive, no time carioca, ele virou ídolo da torcida por causa de sua garra mostrada em partidas consideradas decisivas. Porém, muitas vezes cometia faltas violentas e acabava sendo expulso. Vamos esperar que ele controle esse seu problema disciplinar.

Há duas alternativas para encaixar o Túlio no time do Grêmio. Uma delas - a mais provável, visto que o Autuori pretende jogar com apenas dois zagueiros - é sacar o Rafael Marques e colocar o volante de 33 anos à frente dos zagueiros Léo e Réver, recuando os laterais e dando mais liberdade para Adílson e Tcheco sairem jogando. A outra possibilidade - bastante plausível para partidas fora de casa contra times mais dífíceis - é sacar o Ruy, que não é um exímio marcador, e usar o Souza como ala-direito. Dessa forma, Túlio e Adílson formariam a dupla de volantes e Tcheco armaria as jogadas( esquema parecido com o utilizado no Brasileirão de 2008). 

Sou mais a favor do primeiro esquema, pois o Souza atuaria mais adiantado, como vem rendendo muito bem nos últimos jogos. De qualquer forma, aqui vai os dois exemplos anteriormente citados: 





DÊ UM PITACO SOBRE O TÚLIO E NA MINHA VIRTUAL ESCALAÇÃO.