Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Plataformas Crowdsoursing - Primeira Parte

Conforme prometido no post anterior, vou comentar sobre alguns exemplos de plataformas nacionais onde a multidão é fonte de ideias e soluções.

A série de exemplos inicia pelo site Ideias.me, que foi a faísca para que surgisse meu interesse em inteligência coletiva. Fundada pelo gaúcho Rafael Zatti, no início de 2011, a plataforma lança desafios propostos por empresas parceiras que envolvem prêmios em dinheiro. A Vivo é a maior empresa até agora e injetou prêmios num total de 150 mil reais. O Ideias.me é considerado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das 45 startups que devem mudar a cara da internet no Brasil. Saiba mais sobre o Ideias.me através do blog Crowdoquê?.

Algumas empresas criam suas próprias plataformas colaborativas para receber opiniões de seus clientes. O maior exemplo no Brasil é o da construtora Tecnisa. Através do site Tecnisa Ideias, a multidão compartilha ideias, dúvidas e sugestões que podem melhorar o mundo de amanhã. Isso tudo, é claro, ocorre através de planos de construção civil. Recentemente, a Tecnisa lançou pelo Facebook o um projeto crowdosursing que envolve as pessoas no planejamento completo de um edifício. Trata-se do primeiro edifício colaborativo do mundo. Confira a página no Facebook: http://www.facebook.com/ideiasgafisa.

Em breve, outras plataformas nacionais que são ótimos exemplos de inteligência coletiva para fins econômicos e também sociais.

Nenhum comentário: