Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ação Colaborativa

A vontade de querer participar de projetos coletivos se encontra na busca pela realização de algo significativo. Ao redor do mundo, existem diversos tipos de movimentos que influenciam a vida das pessoas, seja em nível local, seja em escala global.


Utilizando-se da ferramentas digitais a que tinha disposição, em 2007, uma advogada do Quênia iniciou um blog sobre as eleições presidenciais daquele país. Logo após a eleição, houve um surto de violência e a censura da mídia foi efetuada pelo governo. A partir desse momento, o blog da advogada ganhou uma importância maior do que se esperava. A quantidade de conteúdos relevantes a serem postados e comentados na plataforma cresceu de maneira abrupta. Assim, programadores se uniram à causa e colaboraram com a automatização do processo de coletar dados sobre a situação vivenciada no Quênia através da participação dos moradores.


Dessa forma, nasceu o site Ushahidi.com, que faz uso também de mensagens SMS para receber informações.


Esse projeto open source tomou grandes proporções e hoje é utilizado no mundo todo como referência para a resolução de problemas ligados a violência social.


Assim como no caso Ushahidi, a maior parte das ações colaborativas tem início em âmbito local e acaba servindo de modelo para casos semelhantes ao redor do mundo. Há, inclusive, a possibilidade de a própria plataforma ser disponibilizada para que outros indivíduos possam reutilizá-la de maneira prática, algo que ocorre no exemplo citado.


Nenhum comentário: