Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Inteligência em Excesso

O pesquisador Clay Shirky acredita na importância da colaboração a fim de promover a fomentação de ideias que gerem atitudes positivas e soluções para a sociedade.


É determinante para o sucesso da inteligência coletiva a motivação de cada indivíduo. Para uma pessoa estar empolgada a fim de colaborar com uma causa, existem três fatores preponderantes, segundo Shirky: a possibilidade de usar as capacidades mentais até então inutilizadas; a vaidade a partir do reconhecimento de ter ajudado; e o desejo de fazer uma coisa boa.


Atualmente, a força da generosidade humana, somada ao potencial das tecnologias digitais acaba gerando a busca pela realização de metas significativas. Dentre as grandes mudanças geradas pela internet está o fim do pensamento de que aquilo que está longe geograficamente é inalcançável. A distância entre as pessoas não existe na esfera virtual.


A colaboração no âmbito da internet pode ser realizada de inúmeras maneiras. Atualmente, as estratégias colaborativas são basicamente ações com finalidades específicas, sejam elas sociais ou até mesmo corporativas. Além disso, a produção de conteúdo relevante para a sociedade faz parte dessa concepção recente de altruísmo recíproco.


Nos próximos posts, exemplos e conceitos de ações e produções colaborativas que visam satisfazer a sociedade.


Nenhum comentário: