Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Crowdsoursing

Você nunca ouviu falar em crowdsoursing? Não se preocupe. O espanto que você pode ter tido é comum, devido ao surgimento recente dessa prática no Brasil.

Um dos precursores do movimento crowdsoursing no Brasil é o gaúcho Rafael Zatti, autor do blog Crowd o Quê? e fundador da plataforma Ideias.me. Foi através da leitura de seus posts e conversas pessoais via Skype, que descobri o fantástico mundo da inteligência das multidões.

O conceito mais claro de crowdsoursing só poderia vir do Wikipedia.org, o exemplo mais bem sucedido de inteligência coletiva na internet:

"O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias."

Existem inúmeros exemplos de produtos obtidos através de crowdsoursing, entre eles o sistema operacional Linux e o navegador Firefox, que foram realizados por um exército de programadores ao redor do mundo.

Em posts futuros, vou abordar novos exemplos de produtos e as várias plataformas especializadas em crowdsoursing no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário: