Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Plataformas Crowdsoursing - Segunda Parte

A inteligência coletiva também pode ser aplicada no desenvolvimento de produtos e no envolvimento dos clientes com as marcas de maneira mais efetiva.

A plataforma We do Logos faz uso da concorrência criativa entre a multidão de designers, sejam eles profissionais ou amadores. Lançado em setembro de 2010, o site já conta com milhares designers cadastrados e mais de 10 mil logos desenvolvidos. A vantagem desse tipo de projeto é que reúne de um lado as empresas que desejam reforçar suas marcas e de outro lado designers com fome de trabalhos desafiadores.

O uso da inteligência coletiva serve para fundamentar os negócios, como ocorre no Camiseteria. Fundado em 2005, o site recebe sugestões de estampas enviadas por clientes. A multidão decide quais são os melhores trabalhos e o Camiseteria produz e comercializa os produtos através de sua plataforma online. Os colaboradores recebem créditos e ótimos prêmios em dinheiro. Como os próprios fundadores da empresa, Fábio Seixas e Rodrigo David, afirmam: "O Camiseteria é a moda que você faz". Uma dica para quem quiser se aprofundar mais sobre essa startup de sucesso é ler o Manifesto Camiseteria.

Mais adiante, quero abordar exemplos internacionais de plataformas que fazem da multidão fonte de ideias e soluções.

Nenhum comentário: