Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A humanidade colabora

Para a maioria das pessoas, crer na colaboração entre indivíduos é uma utopia. Entretanto, cada vez mais se compreende a real afirmação das práticas colaborativas e se descobre que tais atitudes existem a mais tempo do que se imagina.


Desde o princípio, a humanidade elabora suas próprias estratégias de altruísmo recíproco. Na época das cavernas, os homens se organizavam para garantir o sustento do seu clã. Mais adiante, essas práticas foram se modificando e a adaptação a cada momento histórico foi perceptível. A verticalização dos círculos sociais e das instituições a partir de hierarquias ocorre com o objetivo de coordenar e guiar toda uma sociedade incipiente.


O século XX é marcado por inúmeros exemplos de como os membros de um grupo são capazes de se sobrepor ao sistema que conserva a verticalização. Movimentos de cunho político, econômico e religioso, até inovações tecnológicas, aconteceram de maneira orgânica e se estendem até os dias atuais. As interações entre indivíduos foram crescendo de modo gradual em relação aos avanços da ciência, principalmente no campo das comunicações. O potencial de relacionamento entre pessoas de variadas culturas e conhecimentos chamou a atenção do pesquisador Clay Shirky, que enxerga na união dos diversos tipos de pensamentos um fator relevante para a busca pela inovação e pela difusão do saber.


A inteligência coletiva se tornou algo significativo nas últimas décadas devido à capacidade comprovada de inovação. O Projeto Genoma Humano fez uso de estratégias colaborativas para fortalecer os avanços cognitivos almejados. Um esforço internacional iniciado em 1990 contou com a participação de milhares de cientistas e de centenas de laboratórios espalhados pelo mundo.


A humanidade vive uma era de transformação no que tange a questão do respeito ao próximo. Em um mundo onde o capitalismo gera concorrência entre as partes, há pessoas procurando aplicar, de maneira altruísta, o que melhor sabe fazer: unir forças e conhecimentos a fim de se colocar um passo à frente dos que desejam o oposto.


Nenhum comentário: