Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novas Tecnologias Digitais

A partir da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra do século XVIII, a sociedade iniciou um processo de agrupamento dos indivíduos. A formação das metrópoles provocou a aglutinação da população em espaços cada vez menores. Dessa forma, seriam inevitáveis maiores relações interpessoais e, conseqüentemente, mais diálogo e troca de ideias. Por isso, não é de se surpreender a enorme quantidade de inovações tecnológicas ocorridas a partir dessa época.


A internet catalisou a difusão do conhecimento e salientou ainda mais a necessidade de relacionamento entre os indivíduos. No âmbito das tecnologias digitais, a rede mundial de computadores possibilitou avanços expressivos em relação aos relacionamentos interpessoais. O compartilhamento de informações e a troca de ideias se tornaram uma prática freqüente para o público internauta.


O movimento open source reúne pessoas de diferentes nacionalidades e culturas. Com a finalidade de promover a inovação tecnológica das ferramentas utilizadas através da internet, os colaboradores unem seus conhecimentos e geram a cada instante algo que a sociedade aproveita efetivamente.


Ao mesmo tempo em que as ferramentas digitais surgem, a utilização das mesmas vai ganhando escopo e maior relevância frente às questões sociais. As diferenças existentes entre os indivíduos é aproveitada para se planejar ações e produzir soluções voltadas para a sociedade.


Nenhum comentário: